A TONALI possui equipe técnica totalmente qualificada para atender com eficiência as principais marcas do mercado.
Além do serviço de coleta e entrega de equipamentos, também possuímos impressoras e multifuncionais de reserva para ceder aos clientes em situações emergenciais.
Sinta-se à vontade para entrar em contato por um dos diversos canais disponíveis em nosso site – telefone, e-mail chat ou Skype.
Não consegue imprimir? O problema pode ser simples. Siga algumas dicas e resolva você mesmo.
Quando tentamos fazer uma impressão e nada acontece, a primeira impressão que temos é de que algo está errado com a impressora ou com os cartuchos de tinta e toner. Ao contrário, em grande parte dos casos, a máquina não imprime por alguma falha no sistema do computador ou por falta de atenção do próprio usuário. Muitos desses problemas são simples e podem ser resolvidos pelo próprio operador seguindo os passos a seguir:
1 . Verifique se a impressora está ligada
Caso a impressora não esteja emitindo nenhum sinal luminoso, significa que provavelmente ela não está ligada. Verifique se o cabo de energia está devidamente conectado na máquina e na rede elétrica e se o botão de liga e desliga foi ativado. Se a máquina não estiver acendendo nenhuma luz no painel, faça o teste em outras tomadas. Vale lembrar que impressoras a laser sempre devem ser ligadas diretamente na tomada e nunca em nobreaks ou estabilizadores.
2 . Procure por mensagens de erro na impressora
Quando algo está errado com a impressora, é comum que esta fique travada e emita sinais de alerta, quase sempre representados por luzes que piscam ou por mensagens exibidas num display encontrado em alguns modelos. Na maioria dos casos essas mensagens são causadas por problemas nos cartuchos ou atolamento de papel.
Caso você note alguma “luz” incomum acesa no painel mas não saiba interpretar a mensagem apresentada pela impressora, desligue o equipamento e procure por folhas atoladas dentro da máquina. Em caso de impressora a laser retire o toner e verifique se a folha encontra-se presa atrás do cartucho. Vários modelos possuem uma tampa traseira que pode ser aberta para remover folhas atoladas.
Caso não haja folhas atoladas, ligue a impressora novamente e verifique se a mensagem continua. Se sim, é provável que haja algum problema com os cartuchos ou com o funcionamento da impressora.
3. Esvazie a fila de impressão e reinicie o computador
Quando a impressora não apresenta nenhum indício de problema e mesmo assim não executa as ordens de impressão, é sinal de que existe algum problema com o computador ou com o cabo de transmissão de dados (USB). Caso a impressora seja uma multifuncional, tente tirar uma cópia. Se a cópia proceder, é sinal de que a impressora está funcionando corretamente.
Antes de proceder no computador, verifique se o cabo USB está devidamente conectado. Se sim, tente reiniciar o computador.
Após reiniciado o computador, vá até a pasta Impressoras e Aparelhos de Fax - no Windows XP - ou Dispositivos e Impressoras - no Windows 7 (quando clicamos no botão iniciar do Windows, esta pasta está entre as opções apresentadas). Localize o ícone correspondente ao modelo da sua impressora e, na janela que será aberta, exclua as ordens de impressão e reinicie o computador novamente.
Após ligar o computador, certifique-se de que a sua impressora está definida como padrão e faça uma nova tentativa de impressão.